Prefeitos cobram junto ao Ibama compromisso do consórcio que construiu a usina de estreito
Publicado em: 19/05/2017 ás 08:06:00

Em audiência na Presidência do IBAMA nesta quarta, 17, os Prefeitos de Filadélfia, Ivanilzo Alencar, de Palmeirante, Charles Dias, de Barra do Ouro, Lena Oliveira e de Babaçulândia, Aleno Dias, acompanhados do Deputado Federal Lázaro Botelho e do Chefe de Gabinete do Senador Vicentinho Alves, Fernando Damasceno, estiveram reunidos com o Dr. Jônatas Sousa da Trindade, Diretor de Licenciamento Ambiental do IBAMA, para cobrar providências do órgão na divulgação dos estudos sobre a elevação do lençol freático impactado pela construção do reservatório da Usina de Estreito, o que tem causado graves prejuízos para a população dos referidos municípios.

Na audiência, os prefeitos cobraram também a realização de investimentos que foram acordados no Termo de Ajuste de Conduta com o Consórcio e que não foram concluídos. São obras viárias, de infraestrutura urbana e de reconstrução de casas danificadas pelos efeitos ambientais do empreendimento. Os prefeitos elencaram ainda casos de famílias de ribeirinhos que nunca receberam indenização e de moradores que estão sendo impedidos de ter acesso à água do Rio Tocantins para o próprio abastecimento.

O Diretor do IBAMA informou que vai apurar os fatos relatados e que o órgão fará vistoria na região impactada pelo empreendimento para elaborar diagnóstico da situação.